sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Capacitação dos novos Humanartianos

É... nossa tutora-mestra-Paimei-Jedi-rainha-do-Egito-adorada-idolatrada-salva-salve-amen Jacke está capacitando mais uma leva de Humanartianos. Com direito a muitos PÁRA, CONGELA, SETE, OITO, É ISSO!!! SEU CLOWN É ASSIM, NÃO PERDE O PERSONAGEM, A BOCA DELE É ASSIM, PUXA O FLEX, entre outros... ela está conduzindo mais pessoas ao estrelato da Humanização nos hospitais.


Segue abaixo o relato de alguém que está sofrendo... ops, que está tendo o prazer de participar desse grupo seleto de seres capazes de sobreviver às capacitações suadas da tia Jacke.


Relatório da primeira capacitação




Levi Alves Barreto





Fortaleza 2009





Foi realizada, no dia 15 de outubro de 2009, em uma sala do bloco M da Universidade Estadual do Ceará, ministrada pela atriz, bailarina e professora Jacqueline Peixoto, a primeira capacitação dos 15 novos integrantes do projeto HumanarteS.


Durante essa capacitação foram realizadas, com o intuito de promover nos alunos um maior conhecimento de seu corpo, atividades que trabalharam a respiração e o alongamento de músculos, o que exigiu um considerável esforço físico.


O primeiro exercício realizado foi andar, em três velocidades distintas, pelo espaço disponível na sala. Posteriormente, foi feita uma atividade que buscou a movimentação de partes específicas do corpo simultaneamente: mexer pescoço, mãos, pé esquerdo e quadril ao mesmo tempo, por exemplo.


Outros exercícios, de cunho mais teatral, foram realizados também, como a brincadeira do pato e uma brincadeira na qual se tinha que improvisar uma história juntamente com outra pessoa.


Também, foram realizadas atividades com o intuito de promover uma melhor percepção do outro: a brincadeira de passar o cabo de vassoura, a brincadeira do “zip zap” e outro exercício que exigiu muita sincronia são exemplos.


Tudo isso foi uma processo de iniciação para a formação dos “clowns”. Em um momento, foi sugerida a imitação do andar de algum colega presente na sala, e, posteriomente, a caricaturização desse andar, adicionando gestos grotescos, ou não, e novas feições. Dessa forma começaram a surgir os protótipos dos clowns.


Ao final, foi realizada uma massagem corporal relaxante.


Essa primeira capacitação, embora cansativa, foi bastante prazerosa e proveitosa, pois possibilitou a quebra de barreiras que dificultavam a expressão dos alunos, e permitiu, segundo a própria professora, a revelação de talentos ocultos em cada um. Trabalhar e desenvolver esses talentos são objetivos a serem alcançados para que os propósitos de humanização do projeto sejam realizados de forma plena.


Libertar a criança que existe dentro de cada um é um bom começo!

P.S. Dizem as más línguas que Levi desapareceu após ter tentado arduamente fazer esse último exercício em casa, sendo este o último relatório que ele veio a escrever... Porém, há indícios na literatura de que ele ainda está vivo, morando com os monges beneditinos num convento recluso da Patagônia. Boa Sorte para ele! \o/

2 comentários:

Deivide disse...

OTEMO!!!!
Melhor impossível!!!

Unknown disse...

Também, se ele tentou fazer igual ao cara da foto, ou ele se quebrou todo e foi se tratar com os monges, ou danificou algum circuito cerebral do bom senso dele, e ele acabou na Patagônia.
^^