terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dr. Bartoulino

E agora começaremos a apresentação dos Humanartianos. Para começarmos com o pé esquerdo lá vai o primeiro.




Nome: Dr. Bartoulino Du Cariri Français

Idade : Só Deus

Signo : Vaca parida

Formação: Médico pela Faculdade de Medicina da Terra do Nunca,

Especialização em Zoadologia, Besteirologia, e Estudos Idiotas pela Universidade

dos Desocupados do Ceará, Mestrado Acadêmico em Jumentologia e Doutorado pela Universidade de São Luís do Curu em Sapologia e Estudos Irrelevantes.

Atualmente trabalha na área de zoada aplicada a Pediatria, no HumanarteS.

Tem vários trabalhos publicadas na área de estudos idotas, como:

“ A morte da bezerra: um estudo transversal sobre uma propedêutica determinista das questões referentes e referidas à tal morrer.”

“ A volta dos que não foram e sua relevância no ideário nordestino e francês: um estudo de caso-controle em estudantes de macumba em uma universidade francesa.”

“ Pourquoi nous sommes là? Un ètude sur le néant.”

“ Eu, minha doce flauta e a razão de nos agüentarem: estudo tipo ensaio clínico com 100 pessoas submetidas a ouvir o som de minha flauta.”

domingo, 25 de outubro de 2009

1ª Intervenção dos Novos Humanartianos



Deu-se hoje, 25 de novembro de 2009, a primeira intervenção dos novos Humanartianos. Foi uma tertulha maior do mundo. Imaginem 16 pessoas se arrumando duma vez?
CADÊ O ESPELHO?
CADÊ O LÁPIS?
CADÊ O CHINELO?
PINTA MEU OLHO
PINTA MINHA BOCA
PINTO! OLHA O PINTO CISCANDO!
MEU PANCAKE TÁ SAINDO
MEU OLHO TÁ COÇANDO
MEU DEUS! QUE CALOR!
CADÊ O MEU CHAPÉU?
TIRA A MÃO DAÍ MOLEQUE
Poisé... foi o que eu escutei... não me perguntem em que contextos tais frases se deram... Só sei que após quase uma hora de maquiagem (sim, quase uma hora), terminaram. Apesar de alguns derretimentos de pele, foi tudo muito bem. Clowns com faces escorrendo. Vejo um filme de terror com tal nome.
E durante uma hora e meia se intaurou o caos no CAC


Era casamento, era música, era gente dormindo nas cadeiras, era gente criando raizes próximo dos ventiladores, era gente correndo, gritando, rindo, chorando (até de emoção teve gente que chorou)... teve até clown usando tampa de lixeira como escudo... enfim, teve de tudo.

PARABÉNS!!! Parabéns pra quem? Pra os novos Humanartianos? Não
Parabéns pra gente que os escolheu tão bem. \o/
A gente é muito bom, putz, como conseguimos tal feito?
E foi isso... todos os méritos pra nós!



Tá, Jacke, tá, parabéns pra eles também... tá, eles merecem... tá, eles foram muito bons
(eles vão ficar se sentindo, Jacke, tenho mesmo que postar isso no blog?)
PARABÉNS A TODOS! CHEGA! HUMPF...

Agora eu vou dormir!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Capacitação dos novos Humanartianos

É... nossa tutora-mestra-Paimei-Jedi-rainha-do-Egito-adorada-idolatrada-salva-salve-amen Jacke está capacitando mais uma leva de Humanartianos. Com direito a muitos PÁRA, CONGELA, SETE, OITO, É ISSO!!! SEU CLOWN É ASSIM, NÃO PERDE O PERSONAGEM, A BOCA DELE É ASSIM, PUXA O FLEX, entre outros... ela está conduzindo mais pessoas ao estrelato da Humanização nos hospitais.


Segue abaixo o relato de alguém que está sofrendo... ops, que está tendo o prazer de participar desse grupo seleto de seres capazes de sobreviver às capacitações suadas da tia Jacke.


Relatório da primeira capacitação




Levi Alves Barreto





Fortaleza 2009





Foi realizada, no dia 15 de outubro de 2009, em uma sala do bloco M da Universidade Estadual do Ceará, ministrada pela atriz, bailarina e professora Jacqueline Peixoto, a primeira capacitação dos 15 novos integrantes do projeto HumanarteS.


Durante essa capacitação foram realizadas, com o intuito de promover nos alunos um maior conhecimento de seu corpo, atividades que trabalharam a respiração e o alongamento de músculos, o que exigiu um considerável esforço físico.


O primeiro exercício realizado foi andar, em três velocidades distintas, pelo espaço disponível na sala. Posteriormente, foi feita uma atividade que buscou a movimentação de partes específicas do corpo simultaneamente: mexer pescoço, mãos, pé esquerdo e quadril ao mesmo tempo, por exemplo.


Outros exercícios, de cunho mais teatral, foram realizados também, como a brincadeira do pato e uma brincadeira na qual se tinha que improvisar uma história juntamente com outra pessoa.


Também, foram realizadas atividades com o intuito de promover uma melhor percepção do outro: a brincadeira de passar o cabo de vassoura, a brincadeira do “zip zap” e outro exercício que exigiu muita sincronia são exemplos.


Tudo isso foi uma processo de iniciação para a formação dos “clowns”. Em um momento, foi sugerida a imitação do andar de algum colega presente na sala, e, posteriomente, a caricaturização desse andar, adicionando gestos grotescos, ou não, e novas feições. Dessa forma começaram a surgir os protótipos dos clowns.


Ao final, foi realizada uma massagem corporal relaxante.


Essa primeira capacitação, embora cansativa, foi bastante prazerosa e proveitosa, pois possibilitou a quebra de barreiras que dificultavam a expressão dos alunos, e permitiu, segundo a própria professora, a revelação de talentos ocultos em cada um. Trabalhar e desenvolver esses talentos são objetivos a serem alcançados para que os propósitos de humanização do projeto sejam realizados de forma plena.


Libertar a criança que existe dentro de cada um é um bom começo!

P.S. Dizem as más línguas que Levi desapareceu após ter tentado arduamente fazer esse último exercício em casa, sendo este o último relatório que ele veio a escrever... Porém, há indícios na literatura de que ele ainda está vivo, morando com os monges beneditinos num convento recluso da Patagônia. Boa Sorte para ele! \o/

domingo, 18 de outubro de 2009

Espetáculo "Bodas de Palhaço"

A Companhia Francesa de Teatro Les Matapeste se apresentou em Fortaleza gratuitamente durante os dias 15, 16 e 17 de outubro.



A companhia foi criada em 1978 por Francis Lebarbier (Charles Matapeste) e Hugues Roche (Félix Matapeste). O grupo já criou 18 espetáculos de palhaços, quatro de teatro e três de marionetes. Suas palhaçadas evoluem em um universo poeticamente “montado” de imagens, objetos e palavras.

“Casamento de Palhaço” tem por base a estrutura dramática da comédia. A apresentação retrata a história de um palhaço que encontrou finalmente a mulher dos seus sonhos e, desde esse momento, inicia os preparativos para um casamento, revelado de forma divertida. Quando ele toma coragem para apresentá-la a família, porém, inusitados acontecimentos atrapalham seus planos e um enredo divertido e cativante toma conta do palco.



E claro, alguns Humanartianos foram prestigiar o espetáculo.



=D

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia das Crianças



Dia 12 aterrisamos no CAC e fizemos a festa da galerinha. Teve malabares, acrobacias, pirâmides humanas, pirulitos, brinquedos... e muito, muuuito riso, muita felicidade, muitas brincadeiras.



E em meio a fazedores de nuvens (nebulizadores), paradas de ônibus (suporte de soro) e morfadores (curativos), nós literalmente suamos para levar alegria e um pouco de alívio para aquelas crianças que no dia delas estavam bravamente lutando contra as provações da vida.



HumanarteS, ao infinito e além.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Dia das Crianças

ÉÉÉÉÉ... o dia das crianças está chegando e o HumanarteS está preparando um espetáculo grandioso para apresentar no CAC. Com malabares, acrobacias, cantorias e muita boa vontade vamos tentar levar para aquelas crianças um pouco do nosso cotidiano clown.



Vamos torcer para dar tudo certo.

P.S. Não, nós infelizmente ainda não conseguimos fazer essa acrobacia da foto... mas isso é uma questão de tempo quem sabe.

domingo, 4 de outubro de 2009

E amanhã teremos uma recepçãozinha básica para os novos integrantes do HumanarteS

Ei-los



Amanda Carneiro Donato
Ana Larissa Brasil Mesquita
Braulio Nogueira de Oliveira
Euton Freitas de Castro Júnior
Fabiana Mendonça Lima
Francisca Andressa Lima Pereira
Francisco das Chagas Alves Júnior
Fco Walgerson Pereira Chagas
Guilherme Farias Cordeiro
José Holanda de Lima Neto
Levi Alves Barreto
Marcelo Tavares de Oliveira
Mariana Fátima Cabral de Oliveira
Rebeca Belizário Soares
Reed André Siqueira
Ruana Álvarez Fontenele

\o/